Tempo

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Associação sócio-cultural,recreativa e ambiental de Edroso de Lomba



33 comentários:

  1. Um bom exemplo do que se pode fazer ao nível da recuperação, mantendo o tipico da região.
    Parabéns aos que se empenharam na concretização do projecto.

    ResponderEliminar
  2. Associação????O que tem contribuido essa associação para o desenvolvimento da Aldeia?Ou será apenas para criar divisões nas poucas pessoas que habitam na Aldeia?Enfim alguns eluminados que apenas e com as suas teimosias resolveram erguer este projecto no local onde se encontra.Ou será uma mera casa de diversão familiar?Apenas para quem lhes dá jeito.Assim não, erguer uma associação apenas para tomar café enfim,as associações servem isso sim para aproximar as pessoas não para dividi-las,e para desenvolver projectos que dignifiquem quem a dirige e a Aldeia.
    Muito se poderia comentar mas fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  3. Lamento, mas não me posso pronunciar sobre o que comenta, apenas referi que ao nivel da recuperaçao de edificios era um exemplo a seguir. Contudo tenho pena que numa comunidade tão pequena existam divergências desse tipo, nada tem a ver com a ideia de harmonia e interajuda que a minha mae comenta que era a sua terra e de que tanto se orgulha. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Sim tem razão no seu comentário.Quando as pessoas agem de boa fé.Agora quando se fazem as coisas com segundas intenções.Eu apenas expressei a minha ideia já que este é um espaço aberto a toda a comunidade.Então aqui ficam 2 perguntas se me puder responder.Em que tem contribuido a associação para ajudar no desenvolvimento da Aldeia?Que iniciativas tem tido para aproximar as suas gentes?
    Saudações Cordiais.

    ResponderEliminar
  5. Não sei responder, apenas notei quando lá estive no Verão e no natal de 2009 que o espaço não era muito frequentado. Sou sócia assim como quase toda a minha familia para ajudar.Agora com o seu comentário fiquei a saber das divergências e concerteza sabe o que se passa, fico com curiosidade...Penso que deviam ser sanadas e aproveitado o local no interesse de todos, não há nada que não se resolva pondo de lado os interesses pessoais a favor de um todo. Cumps

    ResponderEliminar
  6. Antigamente neste local havia um curral onde se faziam bailes quase todas as noites de Domingo. Dançamos a calcar a palha ao som do harmónico (acordeon) e ali se reuniam velhos e novos.
    Gostava de ver este local cheio de gente e alegria novamente, como há 50 anos atrás.

    ResponderEliminar
  7. ASSOCIAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, RECREATIVA
    E AMBIENTAL DE EDROSO DE LOMBA
    Certifico que no dia 19 de Setembro de 2003, por escritura exarada
    de fl. 59 a fl. 60 v.º do livro de notas n.º 53-D do Cartório
    Notarial de Vinhais, foi constituída uma associação que adopta a
    denominação de Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Ambiental
    de Edroso de Lomba, com sede na povoação de Edroso de Lomba,
    freguesia de Quirás, concelho de Vinhais, e que tem por objecto social
    a preservação e divulgação de todo um vasto património cultural
    comum do qual fazem parte usos e costumes, tradições, artefactos
    tradicionais; dar a conhecer e valorizar os produtos da terra; promover
    actividades de desporto, recreio e lazer; incentivar a criação
    de mecanismos de solidariedade e estratégias de protecção e assist
    ência social; o desenvolvimento de iniciativas que assegurem e salvaguarde
    a promoção da nossa riqueza ambiental.
    Podem ser associados todos os naturais e descendentes de naturais
    de Edroso de Lomba, ainda que aí não residentes, os respectivos
    familiares e ainda todos aqueles que manifestem empenho e determina
    ção em participar na vida da Associação, os quais se obrigam
    ao pagamento de uma quota a estabelecer em assembleia geral e cuja
    admissão é da competência da direcção.
    Está conforme com o original.
    19 de Setembro de 2003. — O Ajudante, Vítor Augusto BarreiraGarcia. 3000118653
    Publicado em Diário da Republica III Série nº 280 de 4 de Dezembro de 2003 Pag.26026-(5)

    ResponderEliminar
  8. Direcção da Associação (ASCRAEL), Edroso13 de novembro de 2010 às 19:02

    Caro Anónimo, na qualidade de membros da direcção da associação, respeitamos os seus comentários, embora os achemos completamente infundados e injustos. O processo de criação da associação foi amplamente democrático e integrador (todas as pessoas foram informadas e convidadas a participar) e, desde então, o seu funcionamento é pautado por uma preocupação constante em envolver toda a comunidade. Não temos é qualquer culpa que posicionamentos e discursos idênticos ao seu, sem o mínimo de conhecimento da realidade da associação, fomentem mal-estar e divergências entre as pessoas. Além do mais, ao contrário do que afirma, as portas da associação estão sempre abertas para quem quer que seja, independentemente de ser desta ou daquela família, ou de ser sócio ou não. E se mais não fazemos é porque todos nós, na direcção, temos uma vida profundamente sobrecarregada e não vivemos quotidianamente na aldeia. Enfim, fazemos aquilo que podemos. No entanto, caso queira dar o seu contributo e ajudar-nos a dinamizar ainda mais a associação, será sempre bem-vindo!
    Cumpre-nos ainda dizer-lhe que o funcionamento da associação é completamente transparente. As respectivas contas, por exemplo, são apresentadas e afixadas com uma periodicidade semestral na sede da associação e numa das suas portas exteriores. Se quiser inteirar-se com maior rigor deste ou de qualquer outro assunto, estamos também ao seu inteiro dispor.
    Por último, atendendo a que esconde confortavelmente a sua identidade, usando o anonimato, queremos dizer-lhe que não responderemos mais a qualquer outra mensagem sua de teor semelhante ao das que já enviou para o blogue. Acima de tudo, porque respeitamos e louvamos as pessoas que tiveram a ideia de criar este blogue e entendemos que ele deverá ser usado para a divulgação do que de melhor tem a aldeia e não para destilar conflitos.
    Com os melhores cumprimentos,
    A direcção da Associação

    ResponderEliminar
  9. À Direcção da Associação
    Agradeço a vossa colaboração para responder aos comentários que se iniciaram após a colocação do 1º post. Se este local servir para esclarecer as divergências considero que o blogge foi uma ideia feliz.
    Cumprimentos,
    Anabela

    ResponderEliminar
  10. Direcção da Associação (ASCRAEL), Edroso16 de novembro de 2010 às 11:04

    Cara Anabela,
    Estamos completamente disponíveis, tal como sempre estivemos, para esclarecer qualquer tipo de dúvidas relacionadas com a vida da associação. Agradecemos até esta nova oportunidade para o fazermos. Todavia, a discussão terá de ser feita num ambiente sadio. No lugar de se julgar o que quer que seja ou quem quer que seja, sem conhecimento dos factos, deve-se optar simplesmente por perguntar.

    Se o sr. Anónimo dos comentários anteriores, em vez dos seus pré-julgamentos arbitrários tem exercido a sua cidadania de forma sã e nos questiona simplesmente sobre o processo de criação da associação e da escolha do local para a sua a sua sede, nós ter-lhe-íamos dito que TODAS as casas (famílias) da aldeia foram informadas e convocadas para um conselho realizado na casa do forno e que, todas as pessoas aí presentes, à excepção de uma que se absteve, votaram favoravelmente, de dedo no ar, a criação da associação e a localização da sua sede no local onde hoje se encontra. Foi, inclusivamente, feita uma acta deste conselho, que está em posse da associação, e da qual constam as assinaturas das pessoas presentes.
    Mais, se o sr. Anónimo nos tem questionado sobre o papel e a pertinência da associação, nós ter-lhe-íamos dito que ela é mais do que um espaço em que se toma café e ter-lhe-íamos dado vários exemplos de como ela dá o seu contributo para o desenvolvimento local. Já agora, deixamos aqui um exemplo dos mais flagrantes e dos mais recentes. Foi através dos inúmeros contactos e da persistência da associação junto da Sub-Região de Saúde de Bragança que, desde meados deste ano, uma unidade móvel de saúde se desloca de 3 em 3 meses a Edroso. Esta unidade realiza na sede da associação vários exames médicos de rotina, encaminha pessoas para consultas da especialidade, realiza curativos sempre que necessário, faz visitas domiciliárias a pessoas acamadas, presta informações, etc. Este serviço é gratuito e está disponível para TODAS as pessoas da aldeia, sejam ou não sócias. Agora, atendendo a que o colesterol é uma das maiores preocupações das muitas pessoas que têm recorrido ao serviço e que, por outro lado, a unidade móvel de saúde não está autorizada pela tutela a realizar gratuitamente o respectivo teste, a associação está a contactar laboratórios farmacêuticos para adquirir, se possível, o equipamento e as tiras descartáveis de medição do colesterol. Isto não é um contributo efectivo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, para o Desenvolvimento Local?

    Uma última observação. Não foi a associação que criou divisões na aldeia entre as pessoas. Muito pelo contrário! As divisões já existentes, associadas sobretudo às malditas politiquices de paróquia, é que, apesar do nosso esforço, têm vindo a armadilhar o ambiente de integração que a associação quer estimular.

    À semelhança do que já fizemos por diversas ocasiões em Edroso, estamos então à disposição para responder a qualquer tipo de pergunta sobre a associação.

    Anabela, bem hajam pela criação do blogue!!!
    Um abraço

    A Direcção da ASCRAEL

    ResponderEliminar
  11. Caro representante da ASCRAEL,não acha que já é tanga a mais ou pensa que as pessoas ainda continuam com os olhos tapados.grande feito conseguir em tantos anos que existe a associação,a deslocação de uma equipe de enfermagem à Aldeia de 3 em 3 meses para realizar exames de rotina,Parabéns pelo empenho,pelos vistos lá fizeram alguma coisa util.Então em tantos anos é o unico evento apresentado.Bom isto dá para rir. Então convido a todos os visitantes deste blog a seguir este link http://www.acrsantaeulalia.pt/ sim é a associação cultural e recreativa de santa Eulália Santalha,dou como exemplo esta como poderia dar exemplo de milhares de associações, mas esta é uma Aldeia vizinha.A isto chama-se empenho e dedicação às suas gentes,e trabalho feito.
    Mas em Santalha a associação foi erguida num espaço publico e não currais comprados para favorecer certas pessoas e interesses.Quanto custou o dito curral não foi 4 mil euros?porque só fizeram as reuniões para aprovar esse projecto quando apenas na Aldeia só haviam pessoas idosas,e não esperaram pelo mês de agosto quando todos os filhos da terra estavam na Aldeia?
    Porque não aproveitaram a antiga escola para erguer a sede da associação,pois poupavam 4 mil euros e a camara de certeza que ajudava nas obras,como ajudou nesse projecto e como fez em outras associações.Mas não tinha que ser ali pois estava tudo combinado,claro nada podia falhar.Porque ainda não criaram um site para apresentar as contas da associação como também os eventos realizados,pois muita gente que não reside na Aldeia gostaria de estar informada.Então sr presidente da associação tem trabalhado tanto em prol das gentes da sua terra,deve andar cansado se calhar até esgotado com tanto projecto para a Aldeia.Agóra de uma coisa não se esqueça,que está a usar o nome de uma Aldeia,como titulo de baptismo a essa associação.A Aldeia e as suas gentes mereciam muito mais.Para terminar parabéns sim à associação de Santalha isso sim serve de exemplo a seguir.E antes de terminar gostaria que comenta-se a transcrição que se segue:
    Arquivo: Edição de 20-11-2007 JORNAL NORDESTE-Programa Comunitário aprovou mais de seis milhões de euros em seis anos

    Os projectos aprovados integram, por um lado, as áreas da produção, comercialização e promoção turística ou cultural, bem como feiras destinadas à divulgação e venda de produtos regionais.
    Assim, a Salsicharia Tradicional, Lda. – Bísaro, o Lagar Cooperativo dos Olivicultores da Região de Izeda e a Serralharia Cutelaria Palácio, Lda. receberão 68 800, 26 545 e 131 637 euros, respectivamente.
    Já o projecto de turismo rural Canto dos Mirandas auferirá 199 291 euros, ao passo que Agostinho Gonçalves Esteves – Comercialização de Mel e a ASCRAEL – Associação Sócio – Cultural, Recreativa e Ambiental de Edroso de Lomba serão apoiados em 25 000 e 22 677 euros, respectivamente.
    No que toca a certames, o XIX Festival de Sabores, em Miranda do Douro, será apoiado com 23 407 euros, a Rural Castanea 2007, em Vinhais, recebeu 18 mil euros, a Norcaça & Norpesca 2007, em Bragança, 23 293 euros, enquanto que a Feira de Artes e Ofícios e Sabores 2007, em Vimioso, receberá 22 632 euros.
    Recorde-se que desde Outubro de 2001 (altura em que arrancou o Leader+) foram distribuídos mais de seis milhões de euros por 171 projectos desenvolvidos na região.
    AQUI ESTÁ O LINK PARA LEREM A NTICIA COMPLETA- http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=194&id=8053&idSeccao=1830&Action=noticia

    ResponderEliminar
  12. Direcção da Associação (ASCRAEL), Edroso17 de novembro de 2010 às 10:23

    Bom dia a todos!

    Tal como dissemos em post anterior, não respondemos ao sr. anónimo que, continuando a usar uma linguagem grosseira, teima (porque será?) em esconder-se no anonimato. Reafirmamos que ele tem todo o direito a expressar as suas opiniões, mesmo que elas sejam completamente disparatadas. Não tem é qualquer autoridade moral para se expressar e atacar terceiras pessoas, não dando a cara pelo que diz!

    Sem querer estar a fazer juízos de valor sobre a pessoa do sr. Anónimo, mas tão somente sobre o acto do ataque pessoal sobre a capa do anonimato, deixamos aqui uma passagem que está num blogue conhecido:


    “O ANONIMATO É A PRIMEIRA ARMA DOS COVARDES!
    Texto de DIHELSON MENDONÇA


    

"Pois quem é verdadeiro, não precisa ser anónimo. Quem tem coragem de olhar olho no olho e tem luz própria não precisa do anonimato. Somente as larvas pusilânimes mais primitivas e fracas podem valer-se do anonimato para atacar os outros, porque não tem caráter e coragem para assumir aquilo que são.

O valor de um homem está no seu caráter. Toda pessoa que se esconde no anonimato é antes de tudo um mau carácter! Ninguém que possui bom caráter precisa se esconder de nada nem defende o anonimato!

Morre-se até para defender um ideal! Um anónimo é abaixo do que se pode considerar um homem” .



    Em: http://cidadeagar.blogs.sapo.pt/39270.html

    Cumprimentos para todos

    A direcção da Associação

    ResponderEliminar
  13. As verdades doem.Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. É lamentável o senhor (a) Anónimo (a), vir para aqui escrever asneiras e disparates. Quando alguém afirma algo ou acusa tem que ter fundamentos de tal, agora falar por falar não é rigorosamente nada.
    Mais lamentável é essa gente que acusa não fazer nada pela terra e ainda achar mal o que os outros fazem.
    Pode não ser muito dinâmica esta associação, mas muitos dos Associados que são elementos da direcção, são gente que trabalha fora, sem grande tempo para se dedicar à ASCRAEL infelizmente. Mas com boa vontade e amor pela terra a Associação existe efectivamente. Quando faz comparação com a Associação de Santalha, concordo que essa é uma associação exemplo, mas faz tudo isso com empenho e dedicação de toda a população, o que não é o caso da população de Edroso, e temos como exemplo disso os seus posts, associados também a politiquices baratas.
    As gentes de Edroso deviam ter orgulho no espaço (sede da Associação) magnificamente recuperado, e só por esse facto se pode fazer uma candidatura ao Programa Leader+ para a Recuperação de um edifício de traça tradicional, o que não é o caso da escola.
    Mais uma vez lamento que tanto disparate esteja a ser escrito pelo senhor(a) Anónimo(a), e que estejam a acusar INJUSTAMENTE, gente de bem, com boa vontade e Amor pela terra.
    Termino como iniciei, afirmando que para comentar e escrever publicamente temos que dar a cara (neste caso nome)ter factos e fazer prova deles.
    Um bem haja à Direcção da ASCRAEL
    Sandra Sacramento

    ResponderEliminar
  15. Caro J.S, em nome da direcção da ASCRAEL, queria pedir-lhe desculpa pela possível injustiça que está a ser dirigida relativamente à sua pessoa, em discursos de posts anteriores. Pois, após uma analogia detalhada dos seus comentários, cheguei à conclusão que o seu caso não deve ser julgado de forma precipitada, mas sim compreendido. Para tal, ancoro a minha interpretação em dados científicos da minha área profissional. Contudo caro J.S, devo dizer-lhe que compreende-lo passa necessariamente por confronta-lo com a realidade, e não por um compromisso ou foilie à deux, revestido de paternalismo. Assim sendo, sinto-me na obrigação moral, de o informar que o seu caso se enquadra numa perturbação de personalidade, mais especificamente numa esquizofrenia, tal conclusão poderá ser precipitada pois necessito mais informação a seu respeito, mas deve o meu caro, estar preparado para tal cenário. Pois, tendo em conta, os critérios de diagnóstico (eixo II, do DSM IV-TR), a sintomatologia da perturbação já referenciada, é a seguinte: ideias delirantes com carácter bizarro, alucinações, discurso desorganizado com descarrilamento ou incoerência frequente, avolicão, disfunção ocupacional etc.Nesse sentido, o meu amigo preenche de forma positiva vários dos referidos sintomas. Contudo, meu caro, J.S não se assuste, pois embora esta patologia, seja crónica, existe actualmente tratamento com um elevado grau de satisfação, podendo mesmo o indivíduo levar uma vida perfeitamente normal, sendo que, devo referir essa normalidade inerente ao tratamento, passa por uma tomada de consciência do sujeito em pedir ajuda. Para terminar, não se preocupe em desabafar comigo sobre a forma de mal trato psicológico, pois eu compreendo o seu estado psicótico, e nesse sentido o seu discurso será sempre contraproducente numa tentativa de me ofender.
    Um abraço amigo Mário Diegues.

    ResponderEliminar
  16. Que cultura, meu deus como estou impressionado.Esquizofrenico deve ser vossa exa.Para julgar pessoas que não conhece ou então lá comprou um curso que dá direito ao desemprego.Que Educação tem o sr Mário Diegues.e como sabe copiar da net.Tudo serve para desviar as atenções.Agora o disfarce é a psicologia de feira e barata.Mas esse senhor realmente percebe é de vigarologia.Ai os sintomas são diferentes, e não tem tratamento.
    morre-se com esse problema.Enfim é vigaro toda a vida.Tshau.

    ResponderEliminar
  17. caros amigos da nossa aldeia de edroso, é de lamentar o tipo de linguagem que se esta a utilizar no nosso blog.E ao mesmo tempo queria fazer um pergunta a quem souber responder: tivemos um blog,que a todos nos encantou,com divulgaçao da terra de edroso,fotos,noticias,encontros e diversa formalidades.Porquê agora vir discutir aqui a Assuciação,será que essa pessoa ainda nao éra nascida,ou será que nos andamos com ela ao colo para postriormente sermos mal tratados. peço a essa pessoa anónima, que se dirija aos menbros dessa assuciação e peça todas as formalidades a que tem direito,mas deiche este blog,servir para divulgar,as noticias da suas gentes. roupa suja deve ser lavada noutros locais. obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Direcção da Associação (ASCRAEL), Edroso18 de novembro de 2010 às 13:27

    Estimados/as Anabela, Vânia, Norberto e demais “mentores” do blogue,

    Queremos, antes de mais, dizer-vos que lamentamos o que sucedeu! Não queríamos, de forma alguma, estar associados a polémicas desnecessárias e sem sentido que só servem para nos consumir energia, tão necessária para, com alguns sacrifícios, irmos todos nós, não apenas a ASCRAEL, fazendo pequenas coisas úteis para Edroso.

    A associação, tal como a entendemos, deverá ser sempre um factor de união. E é precisamente em nome desta união que pedimos, mais uma vez, a colaboração de todos aqueles que sentem que podem dar o seu contributo, mesmo estando longe. Este contributo pode ser dado sob variadas formas, acima de tudo sob a forma de sugestões e de críticas construtivas, chamando-nos a atenção para os nossos erros e para aspectos em que poderemos melhorar o trabalho e o funcionamento da associação. Como diz a Vânia e muito bem, há sempre espaço para melhorar, para corrigir erros... e, por exemplo, a ideia que elas nos dá de instalar um livro/caixa de sugestões na associação é bastante pertinente, pelo que, logo que nos seja possível, iremos concretizá-la.

    Da nossa parte, direcção da associação, digam-nos p.f. de que forma podemos ajudar na dinamização do blogue da nossa aldeia. Se entenderem que é adequado colocar no blogue documentação e informação sobre a vida da associação (e, acima de tudo, que isto não suscitará situações como a dos últimos dias) digam-nos o que vos podemos enviar: uma primeira proposta das actividades para 2011 para discussão alargada no seio do blogue? Pequenas notas informativas, acompanhadas de fotos, sobre as actividades que decorrem na associação? Documentação sobre o processo de financiamento da recuperação da sede da associação no âmbito do Programa Leader+ (atendendo a que suscitou dúvidas em posts anteriores)? Documentos com as contas semestrais da associação que costumamos afixar no interior e exterior da sede? Documentação contabilística semestral de anos anteriores? ....

    Uma última nota: a crítica que fizemos ao anonimato não é ao anonimato em si, ou seja, enquanto forma inteiramente legítima de expressão cívica. A nossa crítica é, apenas e só, ao anonimato enquanto capa de cobertura para a negação da verdade e daquilo que é a trave-mestra da cidadania: o respeito pelos outros e pela sua dignidade.

    Um abraço,
    A direcção da ASCRAEL

    ResponderEliminar
  19. TUDO ISTO CHEIRA A PEIXE COM ESPINHAS

    ResponderEliminar
  20. Me parece una idea magnifica y si la gente esta de acuerdo hay que respetar.
    Creo que cuando alguien no esta de acuerdo lo tiene que decir,pero siempre a la cara y sin anonimo.
    Por lo demas me parece que este blog es magnifico y mis felicitaciones a los creadores,yo tambien me siento un poquito de alli.Perdonar por escribir en español pero el portugues se me da un poquito mal escribirlo.
    Un beso para todos desde madrid y nos vemos en agosto.
    Susana Do Rio

    ResponderEliminar
  21. este anónimo que só sabe questionar, fazer juíso de valores por em causa a boa vontade de quem trabalha e tenta fazer alguma coisa pela aldeia não merece sequer que alguem perca tempo a responder. Mas será que esta pessoa não foi já sócio da associação? E enquanto sócio o que fez? Que ideias deu? Nada simplesmente nada. E depois ainda deita abaixo o que os outros fazem.
    Isto tudo é inveja. Até o curral de onde nasceu a Associação o incomodou , realmente na escola ficava muito lindo e bem enquadrado na aldeia. E ver a beleza do monumento que fizeram na escola, foi o dinheiro mais mal gasto que já se viu. A Camara devia éra gastar o dinheiro com obras de desenvolvimento que comtribuam para o bem estar das pessoas.

    ResponderEliminar
  22. Deve-se recuperar casas e manter as suas caracteristicas. A associaçaõ de Edroso é um exemplo disso sugiro a todos a sua visita. Mantiveram-se paredes de pedra possui tambem uma enorme lareira onde cabe toda a gente á sua volta, o mobiliario são peças recuperadas e aproveitadas que fizeram parte de vidas de pessoas que ja não se encontram entre nós.
    Cada peça podia-nos contar uma história´. Isso sim temos de admirar e parabenizar todos aqueles que contribuiram para a preservação das nossas raizes da nossa identidade. Um bem haja e recuperem casas não construam mamarrachos.

    ResponderEliminar
  23. Esta questão da Associaçao deve ser ultrapassada, vamos enterrar o machado e dar sujestões para o desenvolvimento da nossa aldeia,eu sou sócia e gosto de lá ir e já agora podiam por o nome no final dos comentários?
    Um abraço a todos
    Lucia santos

    ResponderEliminar
  24. Cara Direcção da ASCRAEL,

    Concordamos que é importante dar a conhecer as actividades que decorrem na associação e pode contar com este espaço para o fazer.

    Não cremos que a documentação contabilistica seja relevante uma vez que pode ser consultada na sede. Apesar de ter suscitado dúvidas, se está à disposição de todos, não há razão para dúvidas, claro que se alguém insistir (e não tendo esse alguém a oportunidade de se dirigir à associação) em ver tal documentação, podem-se prestar esclarecimentos pontuais.

    Envie-nos o material que achar conveniente (fotos, plano de actividades ou outros) para o email edroso.lomba@gmail.com, o que também será enriquecedor para o blogue e para as pessoas que o visitam.

    Temos pensado um calendário com os eventos da aldeia e da região, que só ficaria mais completo com as actividades que a associação tem planeadas. Que tal começar pela festa de fim de ano? Contamos lá estar.

    Se for do vosso interesse, podemos perfeitamente criar uma hyperligação na página inicial do blogue inteiramente dedicada à ASCRAEL com todo o material que enviar.

    Cumprimentos,
    Os criadores do blogue.

    ResponderEliminar
  25. Antes ser anónimo era acto de cobardia.Então agora são tantos os anónimos.BOTA AI.

    ResponderEliminar
  26. Direcção da Associação (ASCRAEL), Edroso19 de novembro de 2010 às 09:49

    Bom dia

    Fazemos nossas as palavras de Lúcia Santos e pedíamos a todos, anónimos, não anónimos, com esta ou aquela opinião, que pusessem definitivamente uma pedra sobre o assunto. Por favor. Caso contrário, caímos TODOS no ridículo! Vamos começar a discutir ideias e deixar as pessoas em paz.

    Nós iremos procurar enviar brevemente o plano de actividades para ser discutido por todos nós aqui no blogue. Uma primeira sugestão para este plano é o encontro de fim-de-ano já sugerido em post-anterior. Já agora, e para ir dando azo a discussões construtivas, aproveitamos, desde já, para lançar duas hipóteses de actividades a realizar: 1ª- a organização de uma exposição permanente de fotografias antigas que retratem cenas passadas da vida quotidiana da nossa aldeia. Esta exposição poderia até ter o título “Outros Tempos”; 2ª- a reivindicação de um eco-ponto para Edroso (isto caso seja feita recolha selectiva de lixo pela RESIN na zona de Lomba). É inadmissível que aldeias que integram uma área preservada, como é o caso do Parque Natural de Montesinho, não tenham cada uma, pelo menos, um eco-ponto.

    Eventualmente, acharão estas ideias descabidas... Mas não se acanhem, podem perfeitamente dizê-lo! Criticar ideias é sempre salutar. Aliás, achamos que, para as nossas discussões, até poderíamos adoptar o seguinte lema: “Malhar nas ideias, não nas pessoas”.

    Um abraço
    A Direcção da ASCRAEL

    ResponderEliminar
  27. Vamos lá a colaborar, toda a gente tem uma foto antiga ou uma historia engraçada para partilhar.
    Aceitam-se sugestões.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. Em primeiro lugar quero começar por agradecer o convite que me foi feito pelo administrador deste blogue através de email e saudar a administração deste blogue e demonstrar inteira disponibilidade para colaborar e ajudar na sua elaboração.
    Quando criei o anterior blogue da Aldeia de Edroso de Lomba, houve parâmetros que foi necessário definir quanto ao seu conteúdo em termos de segurança. Ou seja: Para evitar mensagens com conteúdo ofensivo para os seus visitantes, essas mensagens devem ser filtradas pelo administrador antes de serem colocadas no blogue.
    Eu não sei como se faz no blogspot, isto porque eu trabalhava com o portal do sapo, mas juntos conseguimos activar essa opção.
    Porque este é o prato do dia para quem administra os blogs, estamos expostos ao mundo virtual e dai advém vários perigos entre eles essas tais mensagens anónimas, ataques de hackers e vírus, que apenas servem para criar atritos.
    A minha posição pessoal quanto ao conteúdo das mensagens expostas neste Post deixem-me que diga que é das coisas mais ridículas, manter o anonimato para expor ou difamar pessoas, serviços ou instituições não faz parte da minha maneira de estar na vida, prova disso foi o blog que existiu e eu nunca permiti que mensagens como essas fossem colocadas online, porque eu recebia mensagens como essas aos montes.
    Quanto ao senhor anónimo que ai se apresenta parece-me que tem duas faces, uma é a de provocar os membros da associação e a outra é a de lançar suspeitas sobre pessoas de bem, criando certas insinuações que não passam de um mero analfabetismo crónico, que em nada contribui para a harmonia e bom funcionamento deste blogue.
    As pessoas são livres de pensar e expor os seus pensamentos mantendo o anonimato, quando esse pensamento traz algo de relevante e produtivo para a sociedade que não é o caso.
    Desde já desejo as maiores felicidades para o blog de Edroso de Lomba sei que não é uma tarefa fácil mas com a colaboração de todos conseguimos levar o barco a bom porto.
    Deixo aqui o meu correio electrónico pessoal para que o administrador possa entrar em contacto comigo.
    despinha@sapo.pt

    Com os melhores cumprimentos.
    Dirceu Espinha

    ResponderEliminar
  29. Está a ser organizada a Passagem de Ano na ASCRAEL.
    Confirme a sua presença.

    ResponderEliminar
  30. Olá! aqui é Adriana Garcia da Silva. Minha mãe é de Edroso de Lomba, Armenia Garcia Rio (nome de solteira) que era conhecida como Norminda, filha do Albino do Rio e Blandina Fernandes. Ela veio para o Brasil em 1962. Alguém conheceu a minha mãe? algum parente nosso por aí? essas fotos aqui do blog, tem alguma da familia da minha mãe, alguem sabe? um grande beijo a todos! deixo aqui o meu e-mail gostariamos muito de manter contato com a gente dessa terra! dricadireito@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana,quando li o teu texto e que preguntas se alguém conheceu a tua mãe, eu não podia deixar de te responder, pois era e sou muita amiga da Lea e andei na escola com ela, sempre que vinha de escola passava por casa da tua mãe, lembro-me muito bem dela e gostava muito de ve-la, fiquei mt contente por encontrar-te aqui,para mim a gente de Edroso é como se fosse a minha 2ª familia, mantenho contacto com a Lea de vez em quando e fico mt contente por saber da tua mãe através de ti.Aproveito para deixar uma gracinha para a tua mãe(ela ainda namoriscou com o meu irmão Antenor) será que ela ainda se lembra? Adriana um beijinho mt grande para ti para a tua mãe e para toda a familia. se quiseres podes escrever para o meu e-mail evacfernandes@hotmail.com beijinhos e adorei encontra-te

      Eliminar
  31. Bon dia Adrina,parece q tua mae e sobrinha do Bernardino Fernandes,q estaba casado con minha tia Mercedes,el so tinha de familia ,esa irma,sei q tinha uma sobrinha no Brasil e outro sobrinho en Pontevedra Espanha,este sobrinho vesita a aldea,olla a uma fotografia no blog de inicio donde esta a casa q foi de tua mae,dile a tua mae q eu sou neta da tia Natalia e Albino

    ResponderEliminar
  32. Ola Adriana, conheci bem as tuas tias a Otilia a Zilda e o teu tio Emidio. A tua mãe era mais nova. Os teus avos, Blandina e o Albino moravam ao pé da Fonte Opilo e depois mudaram para o concelho lembro-me bem deles. Beijos a todos.

    ResponderEliminar